12 de mai de 2013

Gottiline: Old School X New Type

Bom...já faz alguns dias que não atualizo o blog. Isso tem a ver um pouco com uma certa falta de motivação pelo que tenho visto ultimamente no mundo Bully. As minhas colocações nesse post serão baseadas nos meus conhecimentos enquanto Médico Veterinário, criador de cães e treinador de cães de trabalho. Ou seja, terá uma conotação técnica de saúde, conformação e funcionalidade dos animais. Muitas pessoas ao iniciarem na criação de cães se preocupam somente com o que as agrada. Não têm a visão técnica, o famoso olho clínico. Sendo assim reproduzem e perpetuam exemplares com graves defeitos de conformação. Tais defeitos refletem na funcionalidade e saúde do animal.
É sabido que o cão advém dos lobos e de outros canídeos selvagens. Todos sabemos que o lobo/canídeos é uma espécie que passou por uma seleção natural. Sendo assim adquiriu uma conformação morfológica/fisiológica que foi aperfeiçoada pela própria natureza para que pudesse sobreviver nas situações adversas de diferentes estações, temperaturas e para que pudesse percorrer grandes distâncias. Se repararmos bem o lobo/canídeos tem um equlíbrio na compleição física, nas angulações dos anteriores, posteriores, garupa, linha superior e inferior, cabeça e focinho. São em sua maioria mesaticefálicos. O que quero dizer com isso? Quero dizer que quanto mais próximo da conformação do lobo/canídeos melhor.
Se pegarmos os American Bullies mais antigos (old school) notamos que eram cães mais atléticos, com uma proporção mais bem distribuída, inclusive, na relação crânio x focinho. Hoje vemos cães praticamente braquicefálicos.
Vou comentar hoje sobre a linhagem que tem apresentado maior diversidade de fenótipo ao longo desses anos, a Gottiline. Atualmente, podemos citar algumas variações da gottiline: DAXline, Mikeland, BullsEyeline, Toadline e a Old School. Creio que deva haver bom senso na criação. Eu prefiro cães old school, mas gosto também do fenótipo da Daxline com algumas ressalvas. Contudo, não gosto de cães com o fenótipo da BullsEyeLine/Toadline. E porque isso? Simplesmente pelo fenótipo desfavorável que possuem. Vou postar alguns links para que os leitores possam fazer suas próprias comparações. Postarei também um link de uma dissertação técnica de uma Médica Veterinária da USP sobre o estudo comparativo entre crânios caninos. Não adianta mais escrever. Sugiro que vejam os vídeos e que leiam o trabalho técnico para que possam tirar suas próprias conclusões.
 
1) Um pouco sobre a Gottiline:
 
2) Cães Gottiline Old School:
 
3) Cães da Daxline:
 
4) BullsEyeline:
 
5) Toadline:
http://www.northcountygottiline.net/staypuft.html
http://www.bullypedia.net/americanbully/details.php?id=200482

6) Dissertação sobre o estudo comparativo do crânio canino USP:
 
 

Nenhum comentário: