27 de nov. de 2013

As consequências do abuldogamento.

Bom senhores, esse post foi inspirado numa recente discussão sobre o abuldogamento dos APBT's, AB's e AST's na internet. Como muitos sabem sempre defendi que o abuldogamento tem limites. Ou seja, deve-se ter muito cuidado para não gerar e perpetuar indivíduos que ultrapassem esses limites. Porque isso? (clique aqui).
 
Outro ponto que gera polêmica é a questão de muitos American Bullies (AB's) estarem morrendo precocemente, principalmente, por complicações respiratórias e deficiência na termorregulação. Isso tudo é consequência do abuldogamento! O cão não sua então seu principal mecanismo de troca de calor é a respiração. Ele inspira ar frio e expira ar quente e úmido. Além disso, ocorre a troca de CO2 por O2. Geralmente as complicações acontecem com excesso de exercícios e em dias quentes. Ao respirar ofegantemente as inspirações e expirações são tão curtas que não permitem uma efetiva troca de CO2 por O2; e a consequência disso são os distúrbios metabólicos. Para piorar esse quadro, quanto maior for a braquicefalia do individuo, maior serão as deformidades anatômicas do trato respiratório e  mais dificultosa será a captação de O2. Só para citar algumas das deformidades causadas pela braquicefalia: narinas estenóticas, palato mole alongado e eversão dos sáculos laríngeos, obturação pronunciada do vestíbulo nasal e estenoses intranasais, tal como hipertrofia relativa dos cornetos nasais, “cornetos aberrantes” e obstrutivos. A passagem nasofaríngea sofre um estreitamento devido ao excesso de tecido.
No caso do excesso de exercício, além dos problemas respiratórios, o animal pode desenvolver rabdomiólise com consequente insuficiência renal aguda. Portanto, meu caro, pense bem ao exagerar. O abuldogamento limita o indivíduo fisiológicamente e fisicamente. Na vida, todo o excesso é prejudicial!
 OBS: Não deixem de consultar os links das fontes. Os textos estão excelentes!
Fontes: (Texto 1) - (Texto 2).










3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post desenvolvido. Foi bem explicativo. A saúde dos cães é algo indispensável.

pimp23rj disse...

Muito bom. Concordo plenamente. Esse blog é muito interessante. Posicionamentos sensatos e embasados.

pimp23rj disse...

Muito bom. Concordo plenamente. Esse blog é muito interessante. Posicionamentos sensatos e embasados.