17 de nov. de 2013

Bom pessoal esse post vai abranger alguns assuntos preocupantes. Sugiro que alguns leiam o conteúdo do link em vermelho ao lado (AB) antes de lerem esse post.  
Tenho acompanhado pela internet alguns debates e posts sobre a questão do registro. Bom, a grande polêmica se dá porque existem pessoas que estão misturando algumas raças com o intuito de obter um indivíduo com uma tipagem Bully. Algumas dessas pessoas estão registrando esses mestiços como "American Bully". No facebook um cidadão ao ser questionado do porque fazia isso respondeu: é porque meu cão, apesar de mestiço, produz muito mais do que muito cão gringo. Ora, um criador experiente, a não ser que seja um tapado, sabe que quando se cruza um 100% AB ou AST ou APBT com alguns tipos de Bulldog as chances de surgir um cão com tipagem bully são óbvias. Aí eu lhes pergunto: esses individuos são AB's? É claro que não senhores! Quer dizer que se eu cruzar um Doberman preto com um Pastor de Beauce e surgir um cão semelhante ao Rottweiler ele poderá ser considerado e registrado como tal? Obviamente que não!  As raças são criadas com uma finalidade ao longo de anos de seleção. Não é qualquer mistura de poucas gerações que farão surgir uma nova raça!
Outra coisa que tenho observado é a tendência de separação entre o Micro Bully e os Exotic Bully. Alguns ainda adotam a nomenclatura para ambos, mas nota-se uma diferença de fenótipo entre eles. O MB apesar de baixo mantém um fenótipo de AB, já o Exotic foge um pouco do padrão. Ainda dentro dos Exotics existem indivíduos que fogem ainda mais do padrão chegando a ser Excrotics rs.
Os cães abaixo são American Bully - Micro Bully:


 
Os cães abaixo são Exotic Bully:

Os cães abaixo são uma variação dos Exotics chegando a ser Excrotics:

Para os mais curiosos aqui seguem uns links para explorarem: Link1 - Link2
 
Abaixo segue um texto com noções de genética. Clique nas imagens para ler: